Talvez não nos conheçamos, mas se estás a ler esta mensagem hoje, não é por acaso. Sabe que, se aqui estás, é para te lembrar uma verdade importante. Esta verdade é a seguinte: não importa quem és, o que viveste, o que fizeste ou os caminhos sombrios por onde passaste, Jesus deseja apenas uma coisa: perdoar-te.
Talvez neste momento estejas a enfrentar dificuldades que te parecem impossíveis de superar, sofres de vícios que te lançam no desespero ou levas uma vida que, no fundo do teu coração, sabes que não é boa para ti. Pode ser também que o peso dos teus erros te pareça demasiado pesado, que te sintas só, perdido(a) ou indigno(a) de ser amado(a). Se for esse o caso, quero partilhar contigo uma mensagem de esperança.
Esta mensagem de misericórdia e perdão foi revelada por Jesus a Santa Faustina Kowalska nos anos 1930. Esta irmã polaca recebeu a missão de a transmitir a toda a humanidade:
"Eu desejo que o mundo inteiro conheça a minha misericórdia; quero derramar as minhas graças inimagináveis sobre as almas que confiam na minha misericórdia." (Diário de Santa Faustina Kowalska, p.270)
"Fala ao mundo inteiro da minha misericórdia." (D. 403)
"Hoje, envio-te a toda a humanidade com a minha misericórdia. Não quero castigar a humanidade sofredora, mas desejo curá-la, apertando-a ao meu coração misericordioso." (D. 526)
Como uma pessoa presa num poço de onde não pode sair sozinha, talvez te sintas preso(a) no poço dos teus sofrimentos e erros. Mas uma mão bondosa estende-se com o desejo de te libertar: a de Jesus. Ele convida-te a agarrá-la com confiança, sem medo, independentemente dos erros que cometeste. Lê o que Ele revelou a Santa Faustina sobre o seu desejo de te perdoar:
"Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de mim, mesmo que os seus pecados sejam muito graves." (D. 274)
"Que a alma fraca e pecadora não tenha medo de se aproximar de mim, pois mesmo que tenha mais pecados do que há grãos de areia na terra, tudo afundará no abismo da minha misericórdia." (D. 376)
"Que os maiores pecadores ponham a sua esperança na minha misericórdia. Têm direito, antes de todos os outros, a confiar no abismo da minha misericórdia. Minha filha, escreve sobre a minha misericórdia para as almas atormentadas. [...] Não posso castigar nem o maior pecador se ele pedir a minha piedade, mas desculpo-o na minha misericórdia insondável e incompreensível." (D. 394)
Percebes, ao ler estas frases, o quanto és amado(a) por Deus? Jesus pede-te que coloques toda a tua confiança Nele, seja qual for a tua situação atual:
"Chama todas as almas a confiarem no abismo inconcebível da minha misericórdia, pois desejo salvá-las todas." (D. 402)
"As graças da minha misericórdia obtêm-se através de um único meio – a confiança. Quanto maior for a confiança, mais a alma recebe." (D. 523)
E se ainda duvidas do seu amor por ti e do seu desejo de te perdoar, porque pensas que as tuas faltas são tão graves que são imperdoáveis, Jesus diz-te:
"Mesmo que os seus pecados sejam negros como a noite, quando um pecador se volta para a minha misericórdia, dá-me a maior glória e honra a minha paixão." (D. 172)
"Quanto maior for o pecador, mais direito tem à minha misericórdia." (D. 279)
"Não posso castigar nem o maior pecador se ele pedir a minha piedade, mas desculpo-o na minha misericórdia insondável e incompreensível." (D. 394)
"Não há miséria que possa comparar-se à minha misericórdia, nem miséria que a possa esgotar [...] sou mais generoso com os pecadores do que com os justos. Por eles vim à terra... por eles derramei o meu sangue, que não tenham medo de se aproximar de mim, são eles que mais precisam da minha misericórdia." (D. 430)
"A minha misericórdia é maior do que a tua miséria e a do mundo inteiro. Quem mediu a minha bondade? Por ti desci do céu à terra, por ti permiti que me pregassem na cruz, por ti deixei que o meu santíssimo coração fosse aberto por uma lança e assim te abri a fonte da misericórdia." (D. 491)
Espero que agora compreendas que nenhum mal, por maior que seja, pode impedir-te de receber o perdão de Deus. E se neste preciso momento Lhe pedires a Sua misericórdia com total confiança e partilhares esta mensagem com aqueles que te rodeiam, Ele faz-te esta promessa:
"A todos os que proclamarem a minha grande misericórdia. Eu próprio os defenderei na hora da morte como a minha própria glória." (D. 172)
"Às almas que recorrerem à minha misericórdia e àquelas que a glorificarem e falarem aos outros da minha grande misericórdia, agirei, na hora da sua morte, segundo a minha infinita misericórdia." (D. 172)
"Quem confia na minha misericórdia não perecerá, pois todos os seus assuntos são meus e os seus inimigos serão derrotados aos meus pés." (D. 279)
"As almas que propagarem a veneração da minha misericórdia, eu as protegerei durante toda a sua vida, como uma mãe carinhosa ao seu bebé, e na hora da morte, não serei para elas um Juiz, mas o Salvador misericordioso." (D. 380)
"A alma que confia na minha misericórdia é a mais feliz porque eu próprio cuido dela." (D. 430)
Espero que esta mensagem te tenha ajudado a compreender a imensidão do amor que Jesus tem por ti e o quanto Ele deseja libertar-te do peso dos teus erros passados, perdoando-te e oferecendo-te uma nova vida.
Rezo para que a Sua misericórdia te envolva e que a tua fé Nele não pare de crescer. Rezo também para que a tua vida se torne um testemunho desta verdade essencial: a misericórdia de Jesus é infinitamente maior do que todas as misérias humanas.
Que a confiança em Jesus nunca te abandone e te acompanhe ao longo de toda a tua vida.
Jesus pediu que a imagem do Seu Coração radiante, com as palavras "Jesus, eu confio em Ti", seja venerada e difundida em todo o mundo. Esta imagem é um sinal do Seu amor infinito.
"Pinta um quadro segundo a imagem que vês, com a inscrição: Jesus, eu confio em Ti. Desejo que esta imagem seja honrada, primeiro na vossa capela, depois no mundo inteiro. Prometo que a alma que honrar esta imagem não se perderá." (D. 47-48)
O terço da misericórdia é uma oração que Jesus transmitiu a Santa Faustina, acompanhada da promessa de muitas graças para quem invocar a Sua Misericórdia através dela:
"As almas que rezarem este terço serão envolvidas pela minha misericórdia durante a sua vida e especialmente na hora da morte." (D. 754)
"Na hora da morte, Eu defendo como Minha própria glória cada alma que disser este terço, ou se outros o disserem por alguém que está a morrer, a graça é a mesma." (D. 811)
1. Sinal da Cruz
2. Oração de abertura (opcional)
3. Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
4. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
5. Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
6. Nas contas grandes, uma vez:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso amadíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
7. Nas contas pequenas, dez vezes:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
...
8. Repetir 6 & 7 até o fim
...
9. Para terminar, três vezes:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.